- O ressurgimento das cidades e do comércio .
- Feiras medievais .
- Trabalhos exercidos na Idade Media .
- A força e o poder da igreja.
- Cruzadas e a retomada de Jerusalém (Terra Santa).
- Aperfeiçoamento de culturas atraves da tomada da Terra Santa .
- O pecado da usura e a forma de ver o lucro na Idade Media.
sábado, 30 de abril de 2011
O que caiu na prova de historia???
sexta-feira, 29 de abril de 2011
Acreditem se quiser!!!
Pois o papa que escreveu nosso calendario esqueceu de contar 4 anos bissexto. Depois de anos que foi lançando o calendario descobriram esse erro.
Acho que vão se interessar!!!
sábado, 23 de abril de 2011
Tiradentes!!
Lembrado como um dos garndes nomes da Inconfidência Mineira, foi enforcado ao final da revolta, o ser traído pelo Joaquim Silverio dos Reis!!
Matéria da 7ª série, até lá fica pouca informação mesmo.
terça-feira, 19 de abril de 2011
domingo, 17 de abril de 2011
Feira de historia, burgueses – Kelvin Santiago Gomes 6ª serie
sábado, 16 de abril de 2011
Encerramento do Jedes
terça-feira, 12 de abril de 2011
jedes
inquisição
As bruxas e a Igreja Leonardo Motta – 6ª Série – Desafio – 06/04/2011.
Durante a idade média haviam feiras (venda de mercadorias) e durante as feiras as pessoas iam e viam de vários lugares do mundo, comprar e vender especiarias e outros artigos. Como viam pessoas do mundo inteiro havia também a troca de culturas, pois com o comércio, as pessoas acabavam criando relacionamento e interagindo entre elas, trocando suas experiências culturais. Neste momento histórico, especificamente, durante a idade média, quando as mulheres engravidavam, naturalmente algumas partes de seu corpo inchavam e os padres atribuíam este inchaço a “sangue ruim” e cortavam estas partes de seus corpos; o sangue jorrava e elas morriam. Depois de algum tempo algumas pessoas acabaram se revoltando contra a Igreja Católica, que na época manipulava a população a seu bel prazer, “inventando” maneiras de angariam mais e mais fundos para a bonaça do alto clero. Com esta barbaridade, algumas pessoas começaram a estudar o corpo humano.
Algumas mulheres se tornaram curandeiras, a igreja achava que essas mulheres eram feiticeiras, a igreja torturavam as mulheres até admitirem que tinham feito pacto com demônio ai as matavam, com isso algumas mulheres iam para a floresta se refugiar da igreja para que não morressem. Era o começo do que se conhece por “Santa Inquisição”, talvez o período mais negro da história da Igreja, que aliás, sempre esteve do lado dos poderosos e da nobreza. A Igreja começou, então a “satanizar” estas práticas e a chamar estas mulheres de bruxas e a queima-las vivas
domingo, 10 de abril de 2011
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Árvores ficam cobertas de teias após enchente..
Devido à escala das enchentes e ao fato de que o nível da água levou muitos meses para baixar, diversas árvores ficaram completamente envoltas em teias de aranha. A população desta parte da província de Sindh nunca havia visto este fenômeno antes, segundo relatos feitos ao Departamento para o Desenvolvimento Internacional do governo britânico.
Os moradores das regiões atingidas também afirmam que há menos mosquitos que o esperado. Acredita-se que os mosquitos tenham ficado presos nas teias, reduzindo o risco de malária, algo que seria positivo para a população local, que enfrentou tantas dificuldades após as enchentes.
Radiação, o mal silencioso e invisível. E as ultimas noticias.
"A radiação não se vê nem se cheira, mas seus efeitos são de longo prazo, e danificarão a saúde e o meio ambiente durante anos", assegura o radiobiólogo Eduard Rodríguez-Farré.
Hoje o planeta tem os olhos voltados para o desastre ocorrido na usina nuclear de Fukushima (Japão) e se divulga o medo da possível contaminação pela radiação.
No Japão, as povoações circundantes ao desastre foram deslocadas para refúgios seguros e, para aqueles mais expostos à radiação, foi aplicado o uso de iodeto de potássio. Este composto é uma forma comum de sal, similar ao de cozinha, que protege a glândula tireoide da radiação e do consequente câncer causado pelo iodo radioativo.
O que fazer em caso de alarme nuclear?
Capital registra quase 120 mil casos em 2011; doença está mais contagiosa.
Segundo os oftalmologistas ouvidos pela reportagem, a quantidade de pessoas afetadas deve ser ainda maior levando-se em conta as duas últimas semanas, que não entraram nos números da Secretaria. 'Estamos atendendo, em média, 400, 500 casos de conjuntivite por dia. Normalmente são menos de cem', diz Denise de Freitas, chefe do Departamento de Oftalmologia do Hospital São Paulo.
No Hospital das Clínicas, da USP, a média de atendimentos também gira em torno de 500 pessoas por dia, um aumento expressivo. Em 18 de março, quando o JT noticiou a epidemia de conjuntivite na capital, a instituição já contabilizava 300 atendimentos por dia eram esperados 100 para o período.
Apesar de ser predominante no surto atual, o Coxsackie A24 não é o vetor mais comum da doença. 'O tradicional é a conjuntivite viral por adenovírus, também altamente contagioso', explica Denise. Por serem mais comuns, os adenovírus têm efeito menor que o Coxsackie A24. Para os especialistas, o contato mais frequente com o adenovírus ao longo dos anos contribuiu para a maior resistência da população contra esse tipo viral.
O Coxsackie A24 costuma provocar hemorragias na conjuntiva membrana que forra a parte branca dos olhos e a face interna das pálpebras. 'A duração da doença é de sete a dez dias', afirma Aderbal de Albuquerque Alves Júnior, presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Os demais sintomas são comuns a todas as conjuntivites.
Páscoa.
De fato, para entender o significado da Páscoa cristã, é necessário voltar para a Idade Média e lembrar dos antigos povos pagãos europeus que, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Esther – em inglês, Easter quer dizer Páscoa.
Ostera (ou Ostara) é a Deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. Ostara equivale, na mitologia grega, a Persephone. Na mitologia romana, é Ceres.
Os pássaros estão cantando, as árvores estão brotando. Surge o delicado amarelo do Sol e o encantador verde das matas.
A celebração de Ostara, comemora a fertilidade, um tradicional e antigo festival pagão que celebra o evento sazonal equivalente ao Equinócio da primavera.
Algumas das tradições e rituais que envolve Ostara, inclui fogos de artifícios, ovos, flores e coelho.
domingo, 3 de abril de 2011
Para quem gosta de História
Por que o céu é azul?
Se você já viu fotografias do espaço, percebeu que os astronautas veem o céu sempre bem escuro. Então, por que daqui debaixo nós conseguimos ver tons azuis, laranjas e vermelhos? Já parou para pensar por que isso acontece? Pois tudo isto acontece graças à forma como a luz se espalha pela atmosfera! Pode parecer estranho, mas a luz é uma forma de energia que atravessa o espaço como uma onda. Isso mesmo: uma onda! Só que uma onda bem pequenininha: para achar o comprimento de uma onda de luz solar, por exemplo, precisaríamos dividir um milímetro em mil partes iguais. O dito popular que diz que tamanho não é documento não vale para a luz. Sabe por quê? Pois o tamanho da onda descrita por essa forma de energia determina justamente a cor que ela tem. As ondas menorzinhas são azuis; as ondas mais compridas são vermelhas. Já fez alguma experiência com um prisma? O prisma é um objeto de vidro ou cristal usado para decompor a luz solar. Você certamente ouviu falar que a luz branca é a união de todas as cores, não é mesmo? Pois a luz solar é branca justamente por ser formada por ondas de diferentes tamanhos. Com a ajuda de um prisma, conseguimos ver os feixes coloridos que a formam. Quando a luz solar chega na Terra, encontra um obstáculo: a atmosfera, ou seja, a grande massa de ar que envolve o planeta. Ao esbarrar nas moléculas de ar, as ondas de diferentes tamanhos (e cores!) começam a se espalhar cada uma de um jeito. As ondas de menor comprimento se espalham com mais facilidade. E qual a cor da menor onda de luz? Exatamente: azul! Este mecanismo também explica as variações de cor no céu. Além das moléculas de ar, estão em suspensão, na atmosfera, partículas de poeira. Quando essas partículas são menores que as ondas, provocam um espalhamento ainda maior da luz. As ondas de cor azul se espalham tanto, que acabam se diluindo, permitindo assim que enxerguemos ondas mais compridas como as vermelhas e as amarelas. Fontes de informações: Física à distância – Instituto de Física/UFRJ Ciência Hoje das Crianças – Por quês? |
Quando e quem criou o chocolate?
Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou. O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro.Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.
Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.
Aliás, além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.
Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia. Não é aconselhável, porém, consumí-lo isoladamente. Mas é um rico complemento e repositor de energia.
sexta-feira, 1 de abril de 2011
Forte Terremoto causa Tsunami no Japão
Um forte terremoto de 8,9 graus de magnitude atingiu nesta sexta-feira a costa nordeste do Japão, provocando um tsunami de ao menos sete metros em cidades na região norte do país. O último balanço oficial divulgado pelo governo informou que o tremor seguido de tsunami deixou ao menos 178 mortes confirmadas. Somando mortos e feridos, poderia haver mais de 1 mil vítimas, segundo a polícia. Só na costa de Sendai, há informações de que foram encontrados entre 200 e 300 corpos
Veja imagens do tsunami (áudio em inglês)
Fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/forte+terremoto+provoca+tsunami+e+mata+centenas+no+japao/n1238148772147.html